Indaial se encontra no grau de risco Gravíssimo na Matriz de Risco do Estado de Santa Catarina na pandemia Covid-19. Desta forma, levando em consideração as normativas do estado referente a este grau de risco, a Fundação Indaialense de Cultura e o Parque Público João Schulenburg estão com as atividades suspensas e sem acesso ao público em geral, sendo somente permitida a entrada de funcionários para as atividades administrativas.
A Fundação Indaialense de Cultura “Prefeito Victor Petters” faz parte do Parque Público João Schulenburg no centro da cidade constitui um belo cartão-postal do município. Devidamente estruturado em uma construção de 1910, o local dispõe de Bromeliário Pe. Raulino Reitz, trilha ecológica, Jardim da Poesia, Canteiro Fritz Müller, lago com plantas aquáticas, visão panorâmica da área central da cidade, além da sua estrutura física com o Salão de Exposições, Biblioteca Pública Municipal “Cruz e Souza” e pavilhão para atividades culturais.
Já antes da virada do século, lá pelos anos de 1870, o terreno que abriga a Casa da Cultura de Indaial fazia frente com o Rio Itajaí-Açu e fundos com a atual Rua Santa Catarina. Elise Rieschbitter, após o falecimento de seu primeiro marido, casou-se com Carl Ritter. O casal adquiriu um terreno e construiu uma bela residência de um piso, na parte mais elevada, entre 1910 e 1913. Ritter, botânico e naturalista, ajardinou a frente da casa, plantou palmeiras e árvores exóticas e preservou um grande bosque, nele fazendo caminhos. No local foram realizadas algumas festas populares de Igrejas e Escolas.
Entre 1934 e 1935 a casa foi ampliada, com um segundo pavimento. Anos mais tarde a área foi vendida para o Sr. João Schulenburg e abrigou o restaurante Johanes Berg. Após a sua morte, as filhas venderam toda a propriedade para a Prefeitura, na gestão do então Prefeito Victor Petters em 1990. A Prefeitura então criou o Parque Público João Schulenburg, com uma área de 39.000 m². Todo o espaço foi reurbanizado e ajardinado com apoio do Sr. Valdemiro Nasato. A construção foi ampliada e hoje abriga a Fundação Indaialense de Cultura Victor Petters, orgulho de Indaial.