Você sabia que é possível ver uma Vitória-Régia de perto sem ir à Amazônia? A planta é cultivada no lago artificial em frente à Prefeitura de Indaial, a cidade mais quente do estado catarinense.
No pequeno município de colonização alemã e italiana, você caminha por ruas limpas, largas e cheias de flores. As casas em arquitetura enxaimel prendem a atenção dos turistas que passam pela área rural da cidade.
Com cerca de 70 mil habitantes, faz parte do Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu e tem o Vale do Encano, no caminho entre Indaial e Blumenau, como uma das principais atrações. A infraestrutura do passeio é boa e lá você poderá tomar um banho de rio e praticar rafting.
História de Indaial
A colonização da cidade começou em meados de 1860, quando os primeiros imigrantes alemães chegaram na região. Os imigrantes italianos ocuparam o local em 1875 e os poloneses, em 1878. O município de Indaial, cujo nome homenageia a palmeira Indaiá, que era usada para o descanso tropeiros que seguiam em direção ao litoral catarinense, foi criado apenas em 21 de março de 1932, desmembrando-se de Blumenau.
Quando ir e como circular
Assim como as demais cidades do Vale Europeu, em que as estações são bem definidas, você consegue aproveitar Indaial bem em qualquer época do ano. No entanto, se você estiver pela região em julho, vale a pena participar do Baile Caipira de Indaial, uma festa divertida que celebra a cultura caipira.
Antes disso, o município reserva alguns dias do mês de março para comemorar a emancipação de Indaial em relação a Blumenau. O evento recebe o nome de FIMI – Festa de Instalação do Município de Indaial, em que acontecem shows e apresentações culturais variadas.
A menos que você esteja na cidade por conta dos eventos citados acima, em apenas 2 ou 3 horas você conseguirá conhecer as principais atrações de Indaial. Então, a melhor opção é estar de carro, visitar o local e partir para o próximo destino.
Como chegar a Indaial
A cidade é cortada pela Rodovia BR-470, que está próxima de entradas a outras importantes Rodovias Interestaduais, como a BR-101. Dessa forma, o acesso por carro é bastante facilitado, o que leva diversos turistas a ingressarem em Indaial para descansar ou se alimentar.
Sobre os aeroportos, a cidade está a 70 km de Navegantes, 104 km de Joinville e 149 km de Florianópolis.