Você sabia que há um pedacinho da Europa no Brasil? O Vale Europeu é uma região com 49 municípios, localizada em Santa Catarina e nas proximidades do rio Itajaí. Em razão da colonização europeia, — há muitos italianos e alemães por lá — os hábitos culturais do velho continente são vistos não só no vestuário, mas também na gastronomia e arquitetura dessa parte do país cujos aspectos bucólicos e excelente qualidade de vida conquistam milhares de turistas todos os anos.
O Vale Europeu tem ruas limpíssimas e arborizadas, importantes centros comerciais, os mais belos e preservados exemplares da natureza e tantas outras características que conquistam o coração do visitante com as mais distintas preferências. Que tal reservar alguns dias da sua folga para curtir uma trip impecável? Confira as dicas:
1. Visite o Jardim Zoológico em Pomerode
É na bela e bucólica Pomerode — cidadezinha com forte colonização alemã e um pouco mais de 30 mil habitantes — que o turista que ama contemplar diferentes espécies de animais poderá conferir uma das atividades mais bacanas do Vale Europeu, o zoológico local.
Entre leões, hipopótamos, tigres, tucanos e outra série de bichinhos que totalizam 1300 espécies, o atrativo tem excelente infraestrutura, com lanchonete, estacionamento, lojinhas e até um centro de visita onde se pode ter uma visão panorâmica do belo cenário natural. Um passeio imperdível para as crianças.
2. Curta as cachoeiras do Rio do Sul
O verde das vegetações e as águas claras e límpidas estão entre os destaques de Rio do Sul. Situada entre a Serra Geral e a Serra da Mata e agraciada por influências italianas e alemãs ao longo da sua história, a cidade catarinense tem mirantes naturais, belíssimos rios e nascentes, e cachoeiras como a Itoupava e do Matador
3. Percorra a Rota das Cervejas em Blumenau
Blumenau é considerado o coração financeiro do Valeu Europeu, e consequentemente apresenta uma série de atrativos urbanos impecáveis por suas vias organizadas e contornadas por prédios e casas com inconfundíveis traços arquitetônicos. E entre tantos passeios pela cidade da Oktoberfest, o visitante não pode deixar de conhecer algumas das cervejarias. Visite a fábrica da Container, Eisenbahn, Wunder Bier e tantas outras que também disponibilizam bares anexos para degustação de suas especialidades.
4. Conheça o Bairro Warnow em Indaial
A quinta cidade mais rica do Vale Europeu concentra na região histórica de Warnow as características típicas do período colonial, com pontes, casas centenárias e a sede da mais antiga sociedade de atiradores de Santa Catarina.
Antiguidades, canto dos pássaros, ar puro e muito verde! Um lugar perfeito para o turista que ama aqueles destinos que parecem ter parado no tempo da forma mais positiva possível!
5. Tome deliciosos vinhos no castelo Mondini em Ascurra
Colônia italiana e com quase 8 mil habitantes, Ascurra conserva as características originais em seus aspectos urbanos e graças à presença de cavernas, grutas e vales. É um destino interessante para os adeptos do ecoturismo, contudo, se a ideia é apreciar um bom vinho em um local belo e cheio de personalidade, a melhor solução é ir ao Castelo Mondini.
6. Faça compras em Brusque
Se você gosta de sair para passar o dia comprando roupas de variados modelos por bons preços, saiba que Brusque é o melhor dentre os destinos do Valeu Europeu em razão da força da indústria e do comércio, que também disponibiliza artigos de praia, cama, mesa e banho, bijuteria, jeans, etc.
Super dica: não deixe de ir à Feira de Moda(FIP), realizada de Segunda a Sábado pelas manhãs e tardes. Prepare a disposição para carregar muitas bolsas!
7. Faça a trilha na ferrovia das bromélias em Ibirama
Seguir os 15 quilômetros de Ibirama até Lontras da trilha na ferrovia das Bromélias é a melhor maneira de curtir a natureza e até fazer uma atividade física por uma velha estrada de ferro que ligava alguns municípios de Santa Catarina. Além de acessar algumas cachoeiras e contemplar o Rio Itajaí do Sul, dá para ver parte da estrutura da antiga rodovia.
É recomendado percorrer o trajeto com guias especializados e ter cuidado redobrado, pois a mata alta dificulta a caminhada em alguns pontos da trilha.
8. Percorra a rota do Enxaimel em Pomerode
A mais alemã das cidades brazucas é o ponto alto no passeio pelo Vale Europeu se o interesse do viajante for vislumbrar e até se ver imerso na cultura do citado país diante de tantos símbolos presentes em cada esquina.
A rota do Enxaimel contempla mais de 100 construções desse estilo arquitetônico do velho continente e todas elas estão tombadas pelo Patrimônio Histórico municipal, estadual e federal. Ainda que boa parte das casas só podem ser contempladas pelo lado de fora, vale a pena caminhar pela estrada de chão batido e fazer belos registros fotográficos.
9. Conheça o Museu da Família Colonial em Blumenau
Guardando mais de 6000 peças que pertenceram aos colonizadores de Blumenau, o Museu da Família Colonial é o espaço físico mais importante no quesito histórico de toda a cidade. É o destino certo para todos aqueles viajantes que não dispensam a mescla entre diversão e conhecimento em viagens.
Há objetos domésticos, móveis, peças de cerâmica, quadros e até um cemitério de gatos e árvores plantadas pelo fundador de Blumenau.
10. E também o Santuário de Santa Paulina em Nova Trento
Nova Trento é a cidade de Santa Paulina, a primeira santa brasileira. Não dá para deixar de fora a visita ao belíssimo Santuário de Santa Paulina, localizado dentro do parque ecológico e contornado por encantadoras paisagens verdes.
O imponente templo faz referência às mãos no gesto de prece e parece uma espécie de nave. Confortável, bucólico e convidativo, todo o espaço é perfeito para o viajante religioso (ou não) cujo propósito maior é sentir e curtir atmosfera pacífica de um lugar sem igual.